Navegação
Principal
    Portal
    Novidades
    Contate-nos

Artigos
    Oficina
    Setup
    Matérias
    Enviar um artigo

Fórum BG
    Automodelismo
    Fórum
    Últimas mensagens

Opções de membros
    Perfil
    Mensagens privadas
    Minhas mensagens
    Tópicos supervisionados

Buscar
    Buscar

    FAQ
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Top dos mais postadores
PIO
 
Moisés
 
sheik
 
Ricardo
 
BGHOBBY
 
Admin
 
Erison
 
THOMAS
 
Robson
 
gabiaudio
 

Estatísticas
Temos 46 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Matheferrari

Os nossos membros postaram um total de 402 mensagens em 71 assuntos
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 6 em Dom 08 Ago 2010, 22:14

Ponto de Mudança

Ir em baixo

19072010

Mensagem 

Ponto de Mudança




PONTO DE MUDANÇA

Há três considerações com relação ao ponto de mudança (shifting point):
•Quando mudar
•Onde mudar
•relação de engrenagens (gear ratio)
QUANDO MUDAR

"Quando mudar" tem a ver com a curva de torque do motor. A maioria dos motores 3,5cc usados em uma corrida de escala 1/8 são capazes de atingir mais de 40.000 RPM, e motores 2,5cc e 2,1cc mais de 36.000 RPM, mas o torque máximo é desenvolvido por volta de 30.000 RPM. Se você mudar para uma RPM mais alta, isso significa que a aceleração torna-se mais lenta antes que ocorra a mudança para a segunda engrenagem. Então, não espere muito para ajustar o ponto de mudança (shifting point), isso acabará com a potência e tornará a aceleração mais lenta por um curto período de tempo.

ONDE MUDAR

"Onde mudar" é uma questão completamente diferente. Se o ponto de mudança (shifting point) for logo antes de uma curva ou no meio da curva, isso fará com que você torne-se inconsistente em seu modo de dirigir, que passe a curva ou que o carro seja atirado para fora da curva. Tente evitar isso. Brinque com o ponto de mudança e com as relações da engrenagem (gear ratio) para criar um sentimento confortável e confiável com seu carro. Relações de engrenagem curtas e pontos de mudança tardios podem parecer muito excitantes, mas, na maior parte das vezes, seus tempos de volta são mais lentos.

RELAÇÃO DE ENGRENAGEM

É importante escolher a primeira e a segunda relações de engrenagem de tal modo que o motor permaneça bem dentro de sua banda de potência máxima ao mudar da primeira para a segunda.




Câmbio: Ajuste do ponto de entrada da 2ª marcha

O ponto de troca de marcha no cambio normalmente vem ajustado pela fábrica. Mas você pode fazer ajustes do ponto de troca no cambio de 2 marchas. Para ajustar o ponto de mudança do cambio, é importante que seu motor esteja amaciado, com a carburação ajustada e trabalhando na temperatura correta.

Para ajustar o ponto da troca use o seguinte procedimento:

1) aqueça o motor (funcione ele por um ou dois minutos) e então pare o motor.

2) gire a carcaça exterior do cambio unida à engrenagem de dente reto menor de modo que o furo de acesso esteja virado para cima.

3) gire a carcaça exterior para a frente e para trás até que você possa ver um parafuso de fixação pequeno na carcaça interna. Este parafuso de fixação não entra reto na carcaça interna, ele é ajustado em um ângulo. Este é o parafuso de ajuste para o ponto de troca de marcha.

4) introduza uma chave de Allen no parafuso de fixação.

5) para engatar a 2ª marcha com mais RPM (aperte) o parafuso no sentido horário 1/8 de volta. Não aperte este parafuso demais pois você pode danificar o cambio de 2 marchas.

6) para engatar a 2ª marcha com menos RPM (solte) o parafuso no sentido anti-horário 1/8 de volta. Não afrouxe este parafuso demais. Ele pode sair para fora e danificar todo o cambio.

7) não faça ajustes com mais de 1/8 de volta. Após cada ajuste, ligue o motor e teste o ponto da troca de marcha.

É possível ter o ponto de troca muito próximo, no caso a embreagem interna da 2ª marcha esta travada, somente as duas engrenagens internas (as engrenagens da 2ª marchas) estão acopladas durante o funcionamento. As engrenagens exteriores (as engrenagens da 1ª marcha) não estão acopladas. Desta maneira o carro só anda em 2ª marcha.

É também possível ter o ponto de troca muito distante, que significa que você está funcionando somente as engrenagens da 1ª marcha.

Em um ou outro caso você não ouvirá o carro trocar a marcha. Certifique-se de escutar com cuidado a mudança de marcha a medida que o RPM do motor aumenta.

Câmbio: Ajuste o Pinhão e a Coroa corretamente

O espaço entre o pinhão e coroa em um carro RC precisa ser ajustado corretamente para permitir um desempenho eficientemente. Quando o pinhão e a coroa estão muito próximos o resultado e o superaquecimento e redução na velocidade do carro devido à fricção, isso causa diminuição na vida útil do pinhão e da coroa devido o grande atrito. Um espaço muito largo também gera problemas pois os dentes do pinhão e da coroa tem o seu contato reduzido e consequentemente perca na potência. Para regular o espaço entre o pinhão e a coroa de maneira fácil e correta faça o seguinte: Solte o motor e então coloque um faixa de papel entre o pinhão e a coroa. Faça o ajuste, o pinhão e a coroa devem fazer uma leve pressão sobre a faixa de papel. Giro o conjunto e a faixa de papel deve ser liberada, aperte o motor e faça um teste, caso a regulagem não tenha ficado perfeita repita o procedimento utilizando duas faixas de papel.

Fonte: RCMasters
avatar
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/07/2010
Localização : Bento Gonçalves

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

Ponto de Mudança :: Comentários

avatar

Mensagem em Ter 27 Jul 2010, 09:07  Ricardo

up

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum